domingo, 13 de abril de 2008

Era uma vez a América

Em artigo publicado em 2003, no Jornal da Unicamp, o Prof. Dr. Eric Mitchell Sabinson fez várias previsões que mais tarde se confirmaram. A principal previsão é que os americanos perderiam sua liberdade e privacidade em virtude da política de Bush de "anti terror". Segue parte do artigo que pode ser conferido na integra: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/outubro2004/ju271pag2a.html
"Meus amigos americanos me avisaram: “Não se irrite com as novas medidas de segurança! Fique na sua!” Assim, durante o vôo que me levou para os Estados Unidos, em janeiro de 2003, diante das perguntas sobre a bagagem e o exame para detecção de explosivos plásticos, tentei manter um ar de humor irônico, como se os arranjos de meus patrícios não tivessem nada a ver comigo. Recebi uma segunda advertência na noite de minha chegada, enquanto jantávamos. Décadas de sala de aula e perda de audição aumentaram o volume da minha voz. “Fale baixo”, sussurraram enquanto eu fazia algum comentário sobre a política do governo Bush. Os vizinhos de mesa no restaurante poderiam se ofender. Afinal, não moro nos States há 23 anos. Talvez eu não mais entenda as sensibilidades americanas. Com certeza, não compartilho do chauvinismo que tomou conta do país desde 11 de setembro de 2001. Como se mede o grau de tensão em algum ambiente desconhecido? Quais são os sinais de que um grupo ou uma cultura está doente? Eu tinha visitado familiares em julho. A casa de veraneio de meus pais ficava na encosta de uma montanha em Massachusetts. O cenário pastoril tinha um efeito tranqüilizador. O medo é, no fundo, um fenômeno urbano...."

Nenhum comentário: