"O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, lidera as sondagens sobre as intenções de voto há semanas, mas hoje, pela primeira vez, superou os 270 votos necessários no Colégio Eleitoral para ganhar a eleição de 4 de Novembro.
Segundo a média de sondagens do site especializado Real Clear Politics, o senador democrata tem 277 votos eleitorais contra apenas 158 da candidatura republicana. Outros 103 votos continuam a ser acirradamente disputados, mas, mesmo considerando que John McCain os ganhe todos, perderia para o rival democrata. Esta conquista é muito mais representativa para Obama do que as sondagens sobre intenções de voto, já que a eleição nos Estados Unidos é indirecta.
A votação popular orienta os delegados estaduais que escolhem o seu candidato à Presidência.
Cada Estado tem um determinado número de eleitores no colégio, baseado na dimensão da sua população e, em quase todos, o vencedor leva todos os votos eleitorais.
Assim, Obama conquistou uma grande margem sobre McCain porque tem a seu favor a maioria dos Estados das costas leste e oeste norte-americanas, locais como a Califórnia (com 55 votos eleitorais) e Nova Iorque (com 31 votos). "
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=353191&page=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário