da Reuters, em WashingtonColaboração para a Folha Online
O provável candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, começou sua campanha para as eleições gerais com uma vantagem de seis pontos em relação ao republicano John McCain, de acordo com uma pesquisa do canal NBC News e do jornal "Wall Street Journal".
Obama é o candidato escolhido por 47% dos eleitores registrados, enquanto McCain foi escolhido por 41%. Na última pesquisa conjunta das mídias, feita em meados de abril, Obama estava três pontos percentuais à frente do senador republicano --46% contra 43%, respectivamente.
A margem é ainda maior entre os eleitores que votaram na ex-pré-candidata democrata Hillary Clinton nas primárias democratas, 61% preferem Obama e 19% McCain.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u411598.shtml
A pesquisa mostrou que Obama tem vantagem em relação a McCain entre os negros, hispânicos, mulheres e entre a classe operária.
Entre os homens brancos, que formavam 36% do eleitorado nas eleições presidenciais de 2004, McCain está 20 pontos percentuais à frente de Obama --55% contra 35%, segundo a NBC.
Chapa dos sonhos
Em uma tendência já apontada por outras pesquisas, a vantagem de Obama aumenta ainda mais quando coloca-se na disputa uma chapa conjunta entre ele e Hillary.
A chamada "chapa dos sonhos" derrotaria uma chapa republicana encabeçada por McCain acompanhado do ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney por nove pontos percentuais --51% contra 42%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário